Sistema de Informações Geográficas

O SIG Reserva Ecológica do IBGE visa à coleta, armazenamento, manipulação, análise e representação das informações espaciais da Reserva e seu entorno, sendo uma importante ferramenta para armazenar em um ambiente geoespacial as bases de dados de manejo e pesquisa da área, permitindo que tais informações façam parte da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE, da qual o IBGE é uma das entidades provedoras de dados geoespaciais e integrante do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais – DBDG.

A base de dados do SIG Reserva foi construída sobre o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), PostGree/PostGis, em interface com QGis, que permite ao usuário criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções. A base de dados do SIG Reserva contém a nova base cartográfica da Reserva Ecológica do IBGE e da Bacia do Taquara contendo 19 classes, pertencentes a 8 das 13 categorias existentes na Estrutura de Dados Geoespaciais Vetoriais – EDGV 2.1.3, a saber, Hidrografia, Sistema de Transporte, Energia e Comunicações, Abastecimento de Água e Saneamento Básico, Educação e Cultura, Pontos de Referência, Administração Pública e Limites.

 

Mapa de Orientação

Para facilitar o deslocamento na Reserva e conhecer as áreas de acesso restrito devido a pesquisas com sensibilidade ao trânsito de pessoas é disponibilizado um mapa simplificado que pode ser visualizado normalmente ou aberto em aplicativos para smartphone que mostra localização do usuário em tempo real sobre o mapa. Para mais detalhes sobre a utilização desse mapa em aplicativos clique aqui. Para fazer o download da versão mais recente do mapa de orientação clique aqui.

Prévia do mapa de orientação