Sobre a Reserva

 

A Reserva Ecológica do IBGE é uma área protegida de interesse científico sob a gestão do IBGE. Criada em 22 de dezembro de 1975, a Reserva tornou-se referência na produção de informações ambientais motivada pela preocupação em fornecer subsídios ao planejamento territorial sustentável para o bioma Cerrado. Desde 1998, integra o grupo das estações de pesquisas ecológicas de longa duração que compõem redes nacionais e continentais interligadas à rede ILTER (Internacional Long Term Research Network).

Com 1.391,25 ha e localizada no centro-sul do Distrito Federal a 25 km do centro de Brasília, a Reserva compõe o mosaico de áreas protegidas do Distrito Federal fazendo parte da Zona de Vida Silvestre da APA Gama e Cabeça de Veado e da Zona Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado. A área abriga grande heterogeneidade de ecossistemas e fornece proteção para as mais de 4.000 espécies já inventariadas, com destaque para 61 espécies ameaçadas de extinção (30 espécies de plantas, sendo 3 cultivadas e 31 espécies de animais) e cerca de 91 espécies endêmicas do bioma Cerrado.

Ao completar quatro décadas de existência, a Reserva Ecológica do IBGE possui importante e representativa base de dados e de informação científica sobre o Cerrado, proveniente de estudos ecológicos através de amostragem ou experimentação, inventários padronizados da fauna e da flora, e estudos ambientais integrados sob perspectivas de vulnerabilidade e risco ecológico. Oferece aos pesquisadores laboratórios, alojamentos, restaurante, entre outras facilidades, e disponibiliza dados e informações básicas sobre a área, através das coleções científicas, da estação climatológica e de bases de dados georreferenciadas. Essa produção de conhecimento foi resultado do trabalho de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e de instituições parceiras, nacionais e estrangeiras.