Estação Meteorológica

Em setembro de 1989, o IBGE estabeleceu com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) um convênio que previa a operação, manutenção e conservação de uma Estação Climatológica Auxiliar (ECA), a ser instalada na Reserva Ecológica do IBGE. Em operação desde então, a estação localizada nas coordenadas geográficas 15°56’42’’.22S e 47°53’03’’O a uma altitude de 1.100 m, é composta de vários instrumentos para monitoramento de parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, temperatura do solo, precipitação, direção e velocidade do vento, horas de insolação) que são lidos e anotados pelo observador em horários estabelecidos e enviados para o centro coletor do INMET. Estas informações sistemáticas, junto àquelas fornecidos pelas demais estações que compõe a rede do INMET, são insumos importantes para a geração de produtos e previsões e para o fornecimento de serviços confiáveis que contribuem para prevenir acidentes e prejuízos para diversos setores de produção e para a segurança e bem-estar geral da população.

A parceria firmada com o INMET possibilitou ao IBGE, por meio de sua Gerência do Centro de Estudos Ambientais do Cerrado, disponibilizar aos pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas ecológicas de curto e longo prazo na RECOR, dados necessários aos estudos de modelagem das respostas da biodiversidade às variáveis climáticas. Ao longo dos seus quase 40 anos, a estação ofertou, segundo os padrões do INMET, três leituras diárias (períodos matutino, vespertino e noturno), durante 365 dias ao ano, referentes às observações meteorológicas consagradas para este tipo de estação, além das estatísticas diárias, mensais e anuais (médias, valores máximos e mínimos) relativas àqueles parâmetros, totalizando 21.915 dados meteorológicos anuais ou aproximadamente 854.685 dados disponibilizados ao longo de seu período de funcionamento.

Os dados da estação meteorológica do IBGE até o ano de 2016 podem ser obtidos diretamente no site do INMET selecionando a estação Roncador – DF. De 2017 em diante, as medições detalhadas foram interrompidas por falta de pessoal, sendo realizadas medições simplificadas. Estes dados podem ser solicitados pelo novo email: recor.df@ibge.gov.br