A equipe da Reserva Ecológica do IBGE disponibilizou o mapa atualizado da unidade para facilitar o deslocamento de pesquisadores e professores com atividades autorizadas na área. O novo mapa conta com indicação das estradas, trilhas consolidadas e elementos de referência para facilitar a orientação em campo, como a presença de torres e marcos geodésicos. Essas informações são exibidas sobre fotografias aéreas (ortofotos) de alta resolução que ajudam o usuário a identificar feições da vegetação.

Uma novidade introduzida nessa versão do mapa de localização na Reserva é a possibilidade de abrir o arquivo PDF do mapa em aplicativos gratuitos para smartphone como o Avenza Maps. Nesses aplicativos, a posição atual do usuário é exibida sobre o mapa por meio do recurso de GPS do smartphone. Dessa forma é possível navegar com segurança na área sem depender de conexão de dados (aplicativo funciona de modo offline) dispondo de um conjunto de informações mais completo do que as apresentadas em aplicativos como o Google Maps. Vale notar que essas informações são previamente verificadas pela equipe da Reserva e periodicamente atualizadas para refletir mudanças na área como a abertura ou fechamento de trilhas ou a interdição de estradas para veículos.

 

Adicionalmente, são indicadas áreas com experimentos científicos sensíveis em andamento. Em tais áreas, é proibida a entrada sem autorização prévia uma vez que o simples trânsito de pessoas pode prejudicar os dados coletados devido, por exemplo, ao pisoteamento da vegetação ou ao afugentar animais de populações monitoradas. Dessa forma, é importante que os pesquisadores que forem percorrer a Reserva em busca de espécies de interesse ou ambientes propícios para o início de estudos ou os professores que forem realizar aulas de campo busquem no site da Reserva a versão mais atual do mapa para evitar interferências em pesquisas em andamento.

 

Marcos geodésicos
Exemplos de referências de campo representadas no mapa: marcos geodésicos instalados na Reserva Ecológica do IBGE. Chapa de metal com a identificação localizado na lateral da estrutura (foto à esquerda) ou sobre pequena estrutura de concreto (foto à direita).

O programa oferece também recursos adicionais importantes para pesquisas de campo que podem ser usados em conjunto com o novo mapa da Reserva. Merecem destaque a exibição na tela das coordenadas do local que a pessoa está, marcação de pontos no mapa que podem ser enviados para um computador (formato kml, gpx ou csv) incluindo anotações de campo e fotos, navegação até pontos selecionados, registro de trajetos realizados e medição de distâncias.

 

tela aplicativo
Tela do programa Avenza Maps carregado com o Mapa da Reserva Ecológica do IBGE durante atividade de conferência em campo do mapeamento.

 

Para baixar a versão mais nova do mapa da Reserva Ecológica do IBGE acesse a página da Reserva na seção Pesquisa Científica ou clique diretamente aqui.

Para utilizar o programa gratuito Avenza Maps basta baixá-lo na “loja” de aplicativos do seu smartphone Android ou iOS.

Para usar o mapa da Reserva no Avenza Maps faça os seguintes passos:
- baixe o mapa no smartphone da forma tradicional (clicando no link na página da Reserva ou aqui)
- abra o aplicativo Avenza e selecione a opção “Meus mapas”
- clique no símbolo +
- selecione a opção “Baixar ou importar mapa”
- selecione “de locais de armazenamento”
- selecione o diretório (ex. Downloads) e o arquivo → Mapa Reserva Ecológica do IBGE (arquivo georreferenciado).pdf