Herbário IBGE

O Herbário da Reserva Ecológica do IBGE foi criado em 1977 com a doação de mil duplicatas da coleção do seu fundador, Engº Agrônomo Ezechias Paulo Heringer, então Chefe do extinto Departamento Regional de Pesquisas Ecológicas (DERPE) do IBGE-DF. Os pesquisadores do referido Departamento iniciaram um intenso programa de coleta na área da Reserva, posteriormente, na região da Bacia do Rio São Bartolomeu – DF. Essas coletas estenderam-se de 1979 a 1981, resultando no montante de cerca de 8 mil exsicatas. Dessa forma, foi oficialmente registrado na International Association for Plant Taxonomy (IAPT), sendo o registro publicado na Revista Taxon, vol.29(4), pág.522 de 1980, sob a sigla IBGE

Em 2019 foram contabilizadas cerca de 83 mil exsicatas para o Herbário IBGE. Deste acervo, cerca de 80% dos espécimes são o resultado de coletas realizadas por pesquisadores do IBGE, Universidade de Brasília e Embrapa-Cenargen envolvidos no Projeto “Biogeografia do Bioma Cerrado”, principalmente, na Chapada dos Veadeiros (GO) e Chapadas Pratinha (GO e MG) e Espigão Mestre do São Francisco (BA e MG).

 O herbário possui uma área de 350 m². A temperatura local é mantida entre 18 e 22 º C e a umidade relativa do ar abaixo de 55%. A desinfecção é feita através de fumigação anual e a passagem do material pelo freezer por 72 horas sempre que necessário.

Devido à dinâmica de coleta e de identificação científica do material coletado, o acervo do IBGE é considerado um dos melhores do Brasil dentro da área de sua atuação – o Cerrado. Possui uma das melhores coleções de gramíneas dos cerrados brasileiros.

Todo o material botânico coletado, via de regra, tem uma duplicata encaminhada ao herbário com especialista daquele grupo de plantas. O herbário mantém contato com cerca de 1.300 taxonomistas no Brasil, América do Sul e do Norte e Europa.

Atualmente, o Herbário IBGE está em processo avançado de informatização, utilizando o banco de dados do Sistema JABOT, e interligado ao Programa REFLORA, ambos do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Projeto Flora do Brasil 2020 é parte integrante deste Programa e está sendo realizado com o apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). Essa iniciativa integra o cumprimento da Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas da Convenção sobre Diversidade Biológica (GSPC-CDB) para 2020, com a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos para o país.

No segundo semestre de 2019 iniciamos o projeto de fotografia de todo o acervo, seguindo os padrões do Programa REFLORA. Em março de 2020 passamos de 22 mil exsicatas fotografadas e disponibilizadas on-line. 

Para consultar os exemplares do herbário acesse ibge.jbrj.gov.br.

 Consulte a coleção on-line

 

Herbário IBGE
Reserva Ecológica do IBGE
DF-001 km 38, Reserva Ecológica do IBGE
CEP: 70.312-970 
Caixa Postal: 8588
Brasília, DF

Curadora: Marina de Lourdes Fonseca
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (61) 3319-2185

Horário de atendimento (mediante agendamento): Segunda a quinta de 9:00 a 16:00