A equipe da Gerência de Meio Ambiente e Geografia (GMAG/SES/DF) realizou um levantamento florístico em Caiapônia/GO no período de 31 de julho a 05 de agosto de 2023. O material botânico coletado será incorporado ao Herbário IBGE, localizado na Reserva Ecológica do IBGE, Brasília/DF.

 

Equipe realizando coleta botânica. Foto: Acervo IBGE

Equipe realizando coleta botânica. Foto: Acervo IBGE

 

Os herbários constituem locais onde são mantidas amostras de plantas desidratadas colhidas na natureza. Uma verdadeira coleção botânica destinada à pesquisa científica sobre sua origem, classificação e diversidade. São coletadas, em geral, plantas que apresentam flores ou frutos, no momento da coleta, caracteres importantes para a identificação das espécies.

Os acervos dos herbários documentam uma vasta gama de dados valiosos, como características morfológicas, químicas e genéticas dos indivíduos preservados, além de observações obtidas durante o evento de coleta, como a localização, data, descrição do ambiente, associações entre espécies etc. Assim, são um repositório permanente e acessível de exemplares botânicos corretamente identificados e com descrição de área de ocorrência, servindo de testemunho da distribuição das plantas em diferentes áreas do Brasil.

 

Espécime sendo coletada pela equipe do IBGE. Foto: Acervo IBGE

 

O Herbário IBGE, em particular, tem como finalidade ser depositário de amostras da biodiversidade vegetal da região do Cerrado. Atualmente, são mais de 85 mil amostras de plantas, devidamente preparadas para serem mantidas por longos períodos de tempo (denominadas exsicatas) e 3.549 amostras diversas (que incluem frutos, madeiras, dentre outros).

As viagens de coleta são importantes momentos de estudo de novas áreas e descoberta de novas espécies não catalogadas, contribuindo para a ampliação do acervo dos herbários e do conhecimento sobre a diversidade vegetal. A equipe do Herbário IBGE tem buscado identificar e concentrar esforços de coleta em áreas com pouca ou nenhuma amostragem anterior. Dessa forma, a região de Caiapônia foi selecionada. Foram quatro dias de coleta, abrangendo diferentes fitofisionomias do Cerrado (cerrado rupestre, cerrado denso, cerradão, mata seca, matas de galeria etc.). Foram coletadas mais de 300 amostras de plantas, que serão devidamente identificadas e preparadas para incorporação ao acervo do Herbário. Do material coletado são retiradas duplicatas para intercâmbio científico como doações e permuta com outros herbários. A equipe do Herbário IBGE deverá retornar a Caiapônia na estação chuvosa, de forma a complementar esta coleta realizada na estação seca, visando obter plantas que florescem e/ou frutificam nas duas estações.

Para conhecer mais:

https://recor.ibge.gov.br/pesquisa-cientifica/herbario-ibge.html

https://www.rbg.ibge.gov.br/index.php/rbg/article/view/2212