Não é segredo que a Reserva Ecológica do IBGE apoia trabalhos científicos voltados à conservação do meio ambiente e ao conhecimento da biodiversidade, especialmente do Cerrado.

A partir de novembro de 2021, a RECOR voltou a receber pesquisadores e estudantes no desenvolvimento de seus projetos científicos.

Até junho de 2022, já foram dezenas de visitantes registrados na área, desde estudantes de graduação acompanhados de professores, a pesquisadores com extensos projetos de pesquisa.

Muitos ainda visitam nossas coleções científicas com o intuito de desenvolver seus trabalhos e acabam contribuindo com o enriquecimento do acervo, tanto em quantidade, como em qualidade.

O Herbário IBGE é uma das referências no DF quando se fala em plantas do Cerrado. E não é à toa que boa parte dos nossos visitantes têm a botânica como foco de seus estudos.

Segundo a curadoria da coleção, as visitas frequentes de pesquisadores, aliadas ao banco de dados disponível na internet, são os maiores responsáveis pelas determinações e revisões de nomes científicos dos espécimes do acervo. Esse contínuo crescimento qualitativo é essencial para manter o acervo atualizado e dar credibilidade ao trabalho desenvolvido pela própria curadoria. Somente nos últimos 8 meses, foram registradas no banco de dados do Herbário IBGE cerca de 2200 alterações e atualizações de nomes científicos nas exsicatas. 

Um bom exemplo dessa contribuição conjunta foram as visitas do professor Bruno Francisco Sant`Anna dos Santos e do estudante de mestrado Luiz Lima Carvalho, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, entre os dias 26 e 29 de junho de 2022.  O objetivo da viagem foi acompanhar o período de floração de parte das espécies da família Arecaceae que ocorrem dentro da área da Reserva. Além do trabalho de campo, a visita ao Herbário foi importante para revisar e atualizar os exemplares da coleção quanto às determinações científicas.

 

Coleta realizada pelos pesquisadores na área da RECOR e depositada no herbário IBGE

Exemplo de atualização de nome científico realizada durante a visita à coleção – As pequenas etiquetas brancas afixadas entre o rótulo principal do exemplar e o carimbo do IBGE registram as atualizações realizadas ao longo do tempo.

 

Os dados coletados por Luiz farão parte de sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFPR. 

Em conversa com a equipe da curadoria, o estudante destacou a excelência da coleção de Arecaceae do Herbário, o que possibilitou a coleta de informações relevantes. O Prof. Bruno, já em sua segunda visita ao IBGE, ressaltou ainda a disposição dos colegas do IBGE em recepcionar os pesquisadores com muita dedicação e simpatia e agradeceu a todos os colegas do IBGE pela excelente acolhida. Luiz ainda disse ter ficado positivamente surpreso, desde a sua primeira visita à Reserva do IBGE, pela excelente estrutura disponível aos pesquisadores, como um alojamento, restaurante e o transporte até a Rodoviária.

A solicitação de acesso à RECOR para desenvolvimento de projeto de curta ou longa duração segue procedimentos bastante simplificados, disponível aqui no site.

Agendar uma visita ao herbário é ainda mais simples, basta contato com a curadoria por e-mail ou telefone, acesse aqui a página do herbário para mais detalhes.