Aprender sobre meio ambiente, Cerrado e IBGE, de forma lúdica e interativa. Essa foi a proposta da oficina educativa preparada pelo IBGEeduca que provocou olhares atentos e muita curiosidade da criançada no dia 9 de dezembro, como parte das comemorações dos 50 anos da Reserva Ecológica do IBGE (Recor).

Referência na produção de informações ambientais e laboratório vivo do bioma Cerrado, a Recor recebeu professores e alunos do Ensino Fundamental I da escola Classe Cerâmica da Benção, do bairro São Sebastião, no Distrito Federal, para um dia repleto de brincadeiras e muito conhecimento.

Divididos em dois turnos (manhã e tarde), cerca de 140 alunos do quarto e quinto anos ouviram atentamente a servidora da Recor, Michella Reis, que abriu o evento falando sobre a reserva, sua história, educação ambiental e alguns de seus habitantes ilustres como a onça-parda e o lobo-guará.

Depois, o IBGEeduca assumiu o comando sob a batuta da jornalista Agláia Tavares e da biblioteconomista e pedagoga, Soymara da Silva Santos, que apresentaram o portal e todas as potencialidades.

Os alunos conheceram o Mural e as Brincadeiras da área Crianças e o IBGE no Enem nos Jovens. Também responderam ao jogo de perguntas online com questões sobre o Brasil e o mundo e conheceram a nova edição do Nomes do Brasil, onde descobriram quantas pessoas têm o mesmo nome que eles no país.

Agláia apresenta o site IBGEeduca

A ferramenta reúne o maior banco de nomes próprios (simples e compostos) e sobrenomes a partir dos registros dos moradores residentes no país, recenseados no Censo 2022.

Soymara interage com os alunos no momento Nomes do Brasil

Agláia também mostrou as atividades pedagógicas e os recursos para serem usados em sala de aula, além do Blog do professor, fazendo sucesso entre os professores presentes no evento. Para o professor Roniel Francisco de Abreu, “a atividade foi interativa e didática para as crianças que adoraram a experiência”.

O vice-diretor da escola, Wellington Alves Pereira, disse que foi uma “experiência de conhecimento não só para as crianças, mas para os professores também”.

Já a pedagoga e professora Ângela Bicalho não tem dúvidas de que o evento serviu de incentivo para que os estudantes passem a pesquisar, além de terem sua curiosidade bastante estimulada com o que foi proposto.

As turmas encerraram as atividades com uma visita guiada por biólogos à exposição permanente da reserva que mostrou parte das coleções zoológicas, além de uma caminhada pelo local (somente de manhã por conta da chuva na parte da tarde).

Michella, Angelita, Iona-i e Frederico conduziram a trilha pela Recor.

As crianças conheceram a exposição com as coleções zoológicas da Recor

Além do mapa do Brasil no centro do mundo, o público recebeu uma revista de atividades e um quiz da Recor que podem ser baixados nesses links (https://educa.ibge.gov.br/criancas); um icosaedro para destacar e montar; paper toys do Nomes do Brasil e dos animais da Recor e o livro Mineral da coleção Ciências - quem é você.