Em 31 de janeiro de 2025, os estudantes da disciplina de Geomorfologia Climática do Departamento de Geografia da UnB estiveram na Reserva Ecológica do IBGE para uma aula de campo, coordenada pelo professor Vinícius Vasconcelos de Souza. O objetivo dessa atividade foi correlacionar atributos dos solos com o relevo e a vegetação. Em cada ponto foram coletadas amostras de solos para realizar algumas análises morfológicas. Cada grupo analisou a pegajosidade e plasticidade dos solos que estão correlacionados principalmente com o teor de argila do solo. Além disso, os discentes ainda analisaram a cor do solo com o auxílio de uma carta de cores Munsell.
O principal objetivo dessa análise é verificar de forma qualitativa a variação de formas de ferro: hematita (Fe2O3) e Goethita (FeOOH). Solos hematíticos são mais avermelhados enquanto solos goetíticos são mais amarelados. Essa é uma importante observação de campo, pois solos que variam do vermelho ao amarelo podem indicar a variação do lençol freático. Normalmente, pode-se observar essa variação quando se estuda uma sequência de solos com variação topográfica onde o topo está mais associado a solos bem drenados e pouco saturados e, consequentemente, mais vermelho. Já a base está associada a solos mais amarelados ou até mesmo acinzentados demonstrando a ausência de solo decorrente da saturação em água.
Nessa sequência de solos, ou topossequências, também se observa como a vegetação responde a esses ambientes. Na Reserva Ecológica do IBGE podemos verificar diferentes formações de cerrado. No topo da paisagem, se encontra o Cerrado Sentido Restrito Denso e, à medida que se avança em direção às partes mais baixas, as formações campestres são mais predominantes.
Dessa forma, o objetivo da aula foi atingido demonstrando como os elementos da paisagem – relevo, vegetação e solos - estão integrados.
Professor Vinicius e alunos na Casa do Pesquisador. Crédito da foto: Vinicius Vasconcelos de Souza.
Professor Vinicius com alunos em campo. Crédito da foto: Vinicius Vasconcelos de Souza.