Na sexta-feira, 04 de outubro, a equipe da Reserva Ecológica do IBGE, situada em Brasília, composta por servidores da Gerência da Reserva (Grecor) e da Gerência de Meio Ambiente e Geografia (GMAG), recebeu 04 professores e 46 estudantes do sétimo e nono anos do Ensino Fundamental da unidade escolar do Serviço Social do Comércio (SEC/DF) de Ceilândia (Região Administrativa do DF).
Segundo a Coordenadora e professora Elissandra, a ideia era mostrar o cerrado in locu com explicações sobre o Bioma, fazendo a ponte com as matérias de biologia e geografia, que estão explorando o tema no momento. A visita com fins educativos foi realizada com caminhada pelo cerrado. Nas pausas para explicações foi destacado as adaptações sofridas pelo solo e vegetação durante anos, criando mecanismos para sobrevivência ao clima seco, com períodos de estiagem e queimadas ocasionais.
As variações encontradas no caminho foram destacadas pelo servidor e biólogo Frederico Takahashi. Vários estudantes fizeram coletas de folhas e frutos para apresentarem no projeto de ciências da escola. As servidoras Michella Reis e Mariza Pinheiro, e o servidor Leonardo Bergamini também fizeram o percurso, apoiando o grupo com informações.
Após a caminhada, as crianças e adolescentes se refrescaram um pouco e depois visitaram a mostra zoológica e o Herbário do IBGE, onde os servidores Luciano Guimarães e Marina Fonseca deram explicações científicas sobre o trabalho realizado na área. No Herbário, tiveram a oportunidade de visualizar exsicatas: amostras de plantas preservadas que são prensadas e secas para sua preservação nessa coleção biológica. Foram dadas explicações de como são feitas as coletas, confeccionadas as exsicatas e a importância científica desse acervo. Segundo Marina, “o trabalho realizado ali é a base da ciência”.
Na coleção zoológica, o dr. Leonardo Bergamini deu explicações sobre as espécies coletadas na Reserva que estavam presentes na Mostra Zoológica, que vai desde insetos até aves e mamíferos. As crianças se surpreenderam com as coleções de besouros e abelhas do cerrado, fascinadas pelas quantidades de espécies, tamanhos e beleza.
Visita ao Herbário IBGE e explicações oferecidas pelos servidores Luciano Guimarães e Marina Fonseca Resende. Crédito: Marina Fonseca Resende
Parada explicativa sobre o Bioma Cerrado em campo, com instruções dadas pelo servidor Frederico Takahashi. Crédito: Michella Reis
Caminha realizada pelos alunos, professores e servidores na Reserva Ecológica IBGE. Crédito: Michella Reis