A Gerência de Geodésia e Cartografia do Distrito Federal (GGC/DF) recebeu, na Reserva Ecológica do IBGE, em 09/09/2024, alunos da disciplina de Cartografia dos cursos de Geologia, Geofísica e Geografia da Universidade de Brasília (UnB). A pedido do Prof. Edílson Bias, responsável pela disciplina, os servidores e Engenheiros Cartógrafos Francisco Cristiano Orlando (Gerente de Geodésia e Cartografia) e Mário Alexandre de Abreu (Supervisor de Geodésia) apresentaram as atividades desenvolvidas pela GGC/DF e os produtos do IBGE relacionados às áreas de Cartografia e Geodésia.
Na ocasião, foi apresentado aos alunos a estrutura da diretoria de Geociências do IBGE, além das atividades desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de Cartografia e Geodésia. No que se refere a área de Cartografia, foram apresentados os produtos já publicados e os projetos em andamento, como as Bases Contínuas nas escalas de 1/250.000 e de 1/100.000 e os projetos de Nomes Geográficos e de Mapeamento de Risco. Além disso, foram apresentadas as parcerias em vigor e as metas para os próximos anos.
Em relação a área de Geodésia, foram abordados assuntos relacionados aos levantamentos e a materializações das estações do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e apresentados os produtos e serviços disponíveis aos usuários, sendo eles: o Modelo de Ondulação Geoidal (MAPGEO), a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC) e seu serviço em tempo real (RBMC-IP), o serviço online para pós-processamento de dados GNSS (IBGE-PPP), o Centro de Combinação e Análise de Estações SIRGAS, o Modelo para conversão de altitudes geométricas em altitudes físicas (hgeoHNOR2020), e o Programa para Transformação de Coordenadas entre Sistemas de Referência Oficiais (PROGRID).
Ainda foram abordados temas relativos a variação do nível médio do mar ao longo da crosta terrestre; a mudança do referencial altimétrico, onde as altitudes ortométricas foram atualizadas para altitudes normais; além da apresentação do projeto que ainda está em desenvolvimento, o International Height Reference Frame (IHRF), que visa a obter um sistema altimétrico único para o globo terrestre.
Ao final da palestra, os alunos foram convidados a visitar a mostra de equipamentos utilizados nos levantamentos e na produção de dados geodésicos e cartográficos nas décadas de 1960 a 1980, além de conhecerem a estação GNSS BRAZ, situada no bloco G da Reserva Ecológica do IBGE, estação esta que faz parte da RBMC e da rede internacional de estações do IGS (International GNSS Service).
Servidor Francisco Cristiano apresentando os projetos da área aos alunos. Crédito: Michella Reis
Alunos de geografia UnB acompanhados pelo prof. Edilson de Souza Bias.