Ação coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal leva conscientização a motoristas em frente ao Jardim Botânico de Brasília (JBB)
Todo ano no início do período seco, a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA) organiza uma série de Blitzes com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e restos de poda, que são as principais causas de incêndios florestais no DF. As operações são promovidas pelas instituições parceiras do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF (PPCIF) que funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam à proteção do Cerrado. O IBGE integra o PPCIF e participa juntamente com as demais instituições das diferentes ações do grupo apoiando atividades como essa, voltadas a educação ambiental, mas também ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no DF.
A Blitz realizada em frente ao Jardim Botânico foi a terceira de quatro planejadas para o ano de 2024 e teve a participação dos alunos da 4° série do fundamental I da Escola Classe do Jardim Botânico.
A abordagem aos veículos que passavam pela DF-035 (Estrada Parque Cabeça de Veado - EPVC) na manhã dessa quarta-feira 05/06/2024 contou com o apoio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Em seguida, equipes compostas pelos alunos da Escola Classe do Jardim Botânico e representantes do IBGE , Jardim Botânico de Brasília (JBB), Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal CBMDF, Marinha, Aeronáutica, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos IBAMA alertavam motoristas e passageiros sobre a destinação correta do lixo e restos de poda e quanto aos cuidados necessários para evitar incêndios nas áreas de cerrado. As equipes, que contaram ainda com as mascotes Lobo-guará e Labareda, distribuíram cerca de 430 kits com material educativo.
Os servidores da Reserva Ecológica do IBGE, Mariza Alves de Macedo Pinheiro e Leonardo Lima Bergamini participaram da ação. Para Mariza, "Essa conscientização é fundamental para sensibilizar a população e o envolvimento das crianças ajudando transmitir essa mensagem foi o ponto alto da ação. Com certeza serão ótimas multiplicadoras".
Servidora Mariza Alves de Macedo Pinheiro distribuindo materiais educativos.