A Reserva Ecológica do IBGE é uma área protegida de interesse científico sob gestão do IBGE, que abriga uma grande diversidade de ecossistemas e oferece proteção para mais de quatro mil espécies registradas, entre animais, plantas e fungos. Entre elas destacam-se 57 ameaçadas e quase ameaçadas de extinção e cerca de 91 espécies endêmicas do bioma Cerrado, como a Lobelia brasiliensis, uma planta da família das campanuláceas, endêmica do Distrito Federal e entorno. Esse subarbusto, que apresenta pendões de flores roxas e pode chegar a medir até 4 metros de altura, é encontrado em áreas com solo hidromórfico, como brejos, campos e locais úmidos, assim como em mata seca, mata de galeria e buritizais. No entanto, é uma espécie rara e há poucas informações disponíveis sobre ela. Embora seja apreciada por seu potencial ornamental, os estudos científicos escassos indicam que ela requer condições específicas de água e incidência de luz para germinar, o que dificulta sua reprodução em ambientes fora do seu habitat natural. 

Registros de ocorrência mostram que a espécie foi encontrada em pouco mais de 20 localidades do Distrito Federal. Levantamentos mais recentes indicam a existência de nove populações em cinco unidades de conservação, incluindo a Reserva, onde foi registrada em áreas de vereda e de campo limpo úmido.

A equipe da Reserva está realizando um estudo sobre a ecologia da L. brasiliensis, que tem como objetivo caracterizar seu habitat específico e sua estrutura populacional, a fim de orientar medidas de conservação e recuperação. O projeto, intitulado "Ecologia e recuperação populacional de Lobelia brasiliensis A.O.S.Vieira & G.J.Sheph e de seus habitats na Reserva Ecológica do IBGE", também busca avaliar a influência de espécies invasoras e outras pressões sobre sua população, bem como avaliar se a abundância da espécie pode estar associada a aspectos físicos do habitat e à cobertura de espécies indicadoras de habitat.

Um dos primeiros resultados desse projeto foi a publicação de uma Nota Científica na Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology. A nota intitulada "Frost damage in a Lobelia brasiliensis population at Reserva Ecológica do IBGE, Brasília – Federal District, Brazil" encontra-se disponívél em: https://revistas.ufg.br/RBN/article/view/74395, e descreve o monitoramento inicial da rebrota da população, após danos decorrentes de uma geada ocorrida em 2022. Tal acompanhamento contribuirá para a descrição da resposta da espécie a impactos pontuais, como este evento climático.

A sobrevivência da L. brasiliensis tem sido ameaçada pela perda de habitat causada pela drenagem de terrenos para a expansão urbana, desmatamento e introdução de espécies exóticas invasoras. Nesse contexto de ameaças e oportunidades, a equipe espera contribuir para a ampliação do conhecimento científico acerca desta espécie, bem como para a conservação dos ecossistemas úmidos onde ela ocorre. Ademais, almeja-se que tal conservação resulte em benefícios para as demais espécies que compartilham o mesmo habitat.

lobelia Lobelia na paisagem - Foto: Iona'i Ossami de Moura, 2023 Inflorescência - Foto: Leonardo Lima Bergamini, 2018

Botão floral Botão floral - Foto: Betânia Góes, 2023