Alguns servidores da Reserva Ecológica do IBGE relataram atropelamento de animais silvestres próximo à Reserva. Na manhã do último dia 28 de março de 2023, um lobo-guará de grande porte foi atropelado e morto na BR-251/DF-001, em trecho que circunda a Área de Proteção Ambiental (APA) das Bacias do Gama e Cabeça de Veado, na altura da Reserva Ecológica do IBGE. No dia 31 de março, a vítima foi uma capivara, atropelada próximo à portaria da Reserva.

Lobo-guará atropelado

Lobo-guará atropelado. Foto: Marcílio Soares de Souza

 

 

Capivara atropelada

Capivara atropelada. Foto: Luciano de Lima Guimarães

 

Após recapeamento do asfalto e melhorias nesse trecho da BR-251/DF-001, muitos carros transitam em alta velocidade, desrespeitando a sinalização de trânsito. Dessa forma, os serviços na rodovia melhoraram o fluxo de veículos com redução de danos causados pelos buracos, no entanto, acabaram trazendo riscos adicionais à passagem de animais silvestres pela rodovia.

Nesse sentido, fica nítida a urgência de medidas para minimizar esse problema. Dentre as opções, estão a instalação de redutores de velocidade (físicos ou de fiscalização eletrônica), passagens de fauna, sinalização educativa, fiscalização de limites de velocidade e do respeito às normas de trânsito. Entretanto é fundamental que nesse processo sejam levados em conta informações de grupos de pesquisa que trabalham com o tema de atropelamentos da fauna para garantir a maior efetividade das medidas.