Com a chegada da estação seca, vem o aumento do risco de incêndios em áreas de Cerrado devido à redução acentuada da umidade do ar e a interrupção das chuvas na região. Nesse período, há também o acúmulo de material vegetal seco nas áreas naturais por causa da queda das folhas de boa parte das árvores além do ressecamento de folhas e caules de herbáceas, como os capins. Esse material vegetal seco acumulado naturalmente sobre o solo das áreas de Cerrado aumenta o risco de propagação e intensificação de incêndios provenientes de ações criminosas deliberadas ou de manejos incorretos nas área vizinhas, como a “limpeza” de terrenos com fogo ou a queima de lixo.
Nesse sentido, a Reserva Ecológica do IBGE retomou no dia 08 de julho as atividades da equipe da brigada contra incêndios florestais. Desde 2020, a Reserva passou a contar com o apoio de uma brigada contra incêndios florestais profissional por meio de contrato de prestação de serviços continuados com empresa privada. Dessa forma, a unidade passou a ter a disposição, durante 6 meses do ano, duas equipes formadas por um chefe de esquadrão e dois brigadistas (cada equipe trabalhando em regime de 12/36 horas). Esses colaboradores, aprovados em Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Prevfogo/Ibama ou ICMBio, são responsáveis pela vigilância contra incêndios florestais, combate a focos de incêndios e notificação ao corpo de bombeiros em casos de incêndios de maiores proporções. Adicionalmente, esses profissionais executam ações de prevenção de incêndios na área, como a manutenção de aceiros e roçagem de áreas com risco de propagação de chamas, e fornecem apoio às atividades científicas e de conservação na Reserva. Todas as atividades dos brigadistas profissionais (terceirizados) são coordenadas por servidores brigadistas da Reserva Ecológica do IBGE de modo que a experiência com o histórico de incêndios na área e com a operação da infraestrutura seja aproveitada pelos novos brigadistas.
Para conhecer mais da história da brigada contra incêndios da Reserva Ecológica do IBGE, visite a seção do nosso site: Infraestrutura e apoio → Brigada contra incêndios.