O IBGE em parceria com o INCRA possui uma rede de equipamentos receptores GNSS (Global Navigation Satellite Systems) de alto desempenho distribuídos ao longo do território brasileiro, somando em aproximadamente 150 estações até a presente data, disponibilizando observações para determinações de coordenadas continuamente para a sociedade, denominado de RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo), onde uma destas estações se encontra localizado na Reserva Ecológica do IBGE desde 3 de março de 1995.
RBMC é uma rede de coleta de dados geodésicos (GPS/GNSS) de forma contínua que disponibiliza dados GNSS à sociedade proporcionando processamentos pós-processado ou em tempo real, além de proporcionar uma análise do comportamento dos deslocamentos, horizontal e vertical, da crosta terrestre ao longo do território brasileiro.
O IBGE disponibiliza os dados da RBMC para a sociedade para pós-processamento que não são feitos em tempo real através da página: http://www.bdg.ibge.gov.br/appbdg.
O processamento em tempo real utilizando os dados da RBMC é feito através do serviço RBMC-IP por meio da técnica RTK (Relativo cinemático em tempo real) ou DGPS(GPS Diferencial).
A rede IGS (International GNSS Service) conta com algumas estações GNSS ao longo do planeta, incluindo no Brasil, para ajustes nas coordenadas dos satélites por meio das efemérides precisas, estas estações são denominadas de estações fiduciais, e a participação brasileira é disponibilizar para a rede IGS os dados de 9 estações GNSS, as fiduciais, e isso garantirá a qualidade das efemérides em levantamentos em todo o território nacional.
A estação localizada na Reserva Ecológica do IBGE é uma destas 9 estações fiduciais que pertencem à rede IGS , fazendo parte da rede de referência internacional.