Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, a TV Justiça realizou uma reportagem do programa “Meio Ambiente por Inteiro” abordando a importância da biodiversidade e os riscos que ela sofre na atualidade. A Reserva Ecológica do IBGE recebeu a equipe da TV Justiça para elaboração do segmento da reportagem que apresentou iniciativas de pesquisa científica para conhecer e preservar a biodiversidade.

Na oportunidade, a equipe conheceu as coleções zoológicas da Reserva captando imagens de exemplares da fauna de peixes, aves, mamíferos e insetos do Cerrado. Em entrevista, o gerente da GRN/DF, Dr. Leonardo Lima Bergamini, destacou a importância das coleções zoológicas pelo seu papel de preservar exemplares como referência para identificação e para estudos futuros. Sobre as coleções de insetos, Leonardo apontou a grande contribuição de coletas realizados na Reserva no início dos anos 80 que, com a participação de especialistas, possibilitou a descrição de várias espécies novas. Ele também indicou que dentre as atividades em andamento na Reserva estão as de monitoramento de insetos polinizadores, enfocados pela importância dos serviços ecossistêmicos prestados por estes organismos.

 

A equipe de reportagem também visitou o Herbário IBGE, coleção que armazena mais de 83 mil amostras da flora de todo o Brasil. A curadora do herbário, a servidora Marina de Lourdes Fonseca Resende da GRN/DF apresentou exemplares preservados de plantas dessecadas (exsicatas) com a ficha que registra informações como nome da espécie, data de coleta, características ambientais como descrição do relevo e solo, localidade e, no caso das mais recentes, as coordenadas geográficas do ponto de coleta. Marina também destaca a importância da cooperação entre os herbários que tipicamente compartilham as amostras coletadas em duplicatas. Desse modo, especialistas em cada grupo vegetal realizam a identificação do exemplar e compartilham esta informação com os demais herbários. Atualmente, o Herbário IBGE tem parceria com mais de 180 instituições de todo o mundo.

Para finalizar a visita, a equipe da TV Justiça percorreu áreas de Cerrado preservado dentro da Reserva para obtenção de imagens dos ambientes naturais e conhecer parcelas experimentais do Projeto Fogo. Esse estudo, realizado em parceria do IBGE com universidades e institutos de pesquisa nacionais e estrangeiros desde 1989, visa avaliar o efeito do fogo na vegetação, fauna e ecossistemas do Cerrado submetidos a diferentes regimes de queima. Na oportunidade, o servidor do Centro de Estudos Ambientais do Cerrado do IBGE (GEC), Dr. Frederico Takahashi, explicou que o fogo em si não é um vilão que destrói as unidades de conservação no Cerrado, pois os componentes desse ambiente evoluíram na presença desse distúrbio natural. A questão abordada no estudo é saber qual frequência de queimadas permite a recuperação da biodiversidade e, com esses dados, balizar políticas públicas e ações de manejo.

A reportagem completa contou ainda com entrevistas como a com o Dr. Braulio Dias, ex servidor do IBGE que foi gerente da Reserva Ecológica do IBGE, diretor de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Secretário-Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU e atualmente é professor da UnB. Braulio evidenciou a situação crítica da biodiversidade em todos os biomas brasileiros devido a processos como perda de habitas, poluição e sobre-exploração de recursos naturais. Outra entrevista de destaque é a com o Dr. Carlos Klink, professor da UnB que desenvolve diversas pesquisas na Reserva Ecológica do IBGE e que chefiou a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental e foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Carlos explicou que os produtores rurais no Brasil estão cada vez mais se dando conta da sua responsabilidade ambiental e da possibilidade de expansão da agropecuária pelo aproveitamento de áreas já abertas que se encontram degradadas. Segundo o especialista, atitudes como essa levaram o Brasil a ser considerado internacionalmente um protagonista na produção de alimentos e outras commodities de maneira integrada com a conservação do meio ambiente.

A Reportagem foi exibida em 04 de maio na TV Justiça sendo também disponível no canal oficial da TV Justiça no Youtube:

https://youtu.be/dqG8blPF3WA